quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Como conservar seus players de CD e DVD

Como conservar seu aparelhos de DVD e CD's


Todos aparelhos de DVD ou toca CD ( CD players) utilizam, para fazer a leitura dos discos , uma peça chamada de unidade ótica, esta peça , também chamada de laser, é a responsável por produzir o laser que faz tanto a leitura como a gravação dos discos, a gravação é claro que somente naqueles aparelhos que fazem esta função. Esta peça é composta por várias partes e entre elas, além do emissor do laser, uma suspensão muito sensível que é responsável por suportar uma lente chamada de colimadora, quando o disco está sendo lido esta suspensão faz pequenos movimentos que fazem com que a lente colimadora faça a focalização correta do laser, esta suspensão serve também para evitar movimentos bruscos da lente, como se fosse um amortecedor dos tipos usados nos carros. Bom já dei uma explanação , minimalista, sobre os principais características da unidade ótica que vão fazer com que a gente entenda as dicas a seguir.
1)Não utilize discos arranhados, sujos , manchados, empenados e etc. Quando você utiliza um disco neste estado faz com que a unidade ótica tente focalizar o laser várias vezes , pois os arranhões, sujeiras , manchados e empenados dificultam ou impedem a leitura e força tanto a suspensão , pois ela tem trabalhar mais que o normal, como o laser que poderá ser forçado a aumentar a sua potência; em ambos os casos a unidade ótica vai trabalhar mais do que o normal e com isso diminuir o tempo de vida útil. Obs.: As unidades óticas tem um tempo de vida útil estimado em 10.000 horas utilizando o aparelho normalmente.
2)Quando for gravar CD's ou DVD's no computador alguns cuidaddos devem ser tomados:
a) Ao gravar utilize a menor velocidade de gravação possível. Isto é feito no programa de gravação, por exemplo o Nero, os discos de DVD devem ser gravados na velocidade 1X, principalmente se forem utilizados em Players qua não forem de computador , daquele que você liga na tv para assistir seus filmes de DVD.
b) Teste se uma determinada marca de mídia é compatível com o gravador de seu computador , às vezes você compra um disco virgem grava nele músicas, filmes ou até mesmo um arquivo e quando vai utilizar não dá certo , isto pode acontecer por causa da incompatibilidade da mídia com o gravador de seu PC. Alguns fabricantes de drivers de DVD recomendam fazer a atualização do firmware do seu gravador , isto serve para que o seu PC reconheça as novas marcas de mídias e pode fazer funcionar normalmente, mas nem sempre funciona , Como atualizar o firmware? Simples primeiro você tem que saber qual o fabricante do seu gravador e ir até o site dele baixar a atualização e rodar o programa , em geral o fabricante esina a fazer este processo.
c) Verifique se o laser do seu gravador está fraco, como? Simples , também, basta você observar em um disco gravado se a cor do disco muda do centro até a borda, olhando é claro naquele lado do disco onde é feita a gravação, se clareia ou escurece caso isso aconteça o laser do seu gravador está fraco e aí não tem outra solução tem que trocar mesmo.

Mais alguma dúvida registre-se em nosso blog e e poste sua mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário