quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

As chuvas e os aparelhos elerônicos

As chuvas e os aparelhos eletrônicos


Este final de 2009 e o início de 2010 estão marcados pelas fortes e constantes chuvas e com isso nossos aparelhos eletrônicos podem sofrer danos, seja pela descarga elétrica de um raio ou até mesmo termos o azar de entrar água nos aparelhos.

No caso de descargas elétricas atingirem os aparelhos, e a consequente danificação dos mesmos, não existe muita coisa a ser feita a não ser levar o aparelho para a avaliação de um técnico. Então o que nos resta a fazer? Resposta: Se previnir! Quando uma chuva se forma perto onde moramos ou trabalhamos mesmo antes de ela começar a cair já se corre o risco de descargas elétricas (raios) atingirem a rede elétrica, a rede de telefonia fixa, a rede de tv's a cabo e inclusive se não houver para-raios por perto corremos o risco desta descarga atingir as antenas que ficam no alto das casas ou edifícios. Então para se previnir antes mesmo daquela chuva começar a cair desligue todas as tomadas dos aparelhos da rede elétrica e telefônica, e se possível os cabos de antenas das tv's, para a proteção de seus aparelhos. Um cuidado que poucas pessoas tem é de não falar ao telefone quando está chovendo. Sabemos do relato de várias pessoas que tomaram choques elétricos ao telefone durante uma tempestade.
Existem alguns produtos que podem ser usados na rede elétrica ou de telefonia que ajudam a impédir que descargas eletricas danifiquem os aparelhos , em outro artigo darei mais detalhes.

Quando algum aparelho elétrico ou eletrônico toma umidade, seja pouca ou muita, não ligue na tomada imediatamente ou no dia seguinte, se você levar este aparelho até uma assistência técnica de confiança eles podem limpar e secar seu aparelho e o mesmo poderá voltar a funcionar perfeitamente sem dano algum. O importante é não ligá-lo enquanto não for limpo e seco corretamente, o que , repito, deve ser feito por técnicos. Pode-se correr o risco de mesmo assim ele ter algum problema, mas com esse procedimento aumenta-se a chance de ter um prejuízo menor.


É isso qualquer dúvida registre-se e poste seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário